terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lesões decorrentes dos treinos de musculação – parte I




Uma verdade que não podemos negar é que a grande maioria dos alunos nas academias faz os seus treinos sem a supervisão, ou mesmo sem a orientação de um profissional de educação física. Essa prática comum pode acarretar problemas, como postura errada, lesões musculares, tendinites, bursistes, e outros. Nos posts seguintes nós iremos mostrar as lesões mais comuns, as suas causas, e seus tratamentos.
Vamos começar falando da tendinite. A tendinite é a inflamação ou irritação dos tendões, que são as cordas fibrosas presas ao músculo, e que são responsáveis pela transmissão da força para mover o músculo ligado ao membro.   As lesões no tendão são muito comuns a todas as categorias de atletas, podendo ser ocasionada por falta de orientação, movimentos repetitivos, descuido, cargas excessivas, má alimentação, e etc.
O atleta geralmente só percebe que está sofrendo tendinite quando começa a sentir muita dor ou inchaço nos músculos. Podendo também sentir uma queimação e dificuldade de movimentar algum dos membros. Nos treinos de musculação foi criado um mito que é necessário sentir dor para surtir efeito, essa inverdade é um dos principais motivos de levar o praticante a carregar um peso a mais do que o indicado para o corpo. A falta de atenção com a postura também pode ocasionar um inflamação nos tendões, força e ficar desajeitado ao realizar os movimentos é um grande risco. E se houver um descaso com essas pequenas dores que aparecem ao longo do treino, a tendinite pode vir a piorar podendo até romper os tendões.
Após ser devidamente consultado por um ortopedista, é aconselhável que o atleta fique em repouso, para não gerar novas lesões, ou até mesmo atrasar a recuperação dos tendões. Outras dicas para evitar tendinites, além de evitar a carga excessiva e estar sempre atento a postura no momento do exercício, é ter uma alimentação saudável, sempre fazer alongamentos e esquentamentos antes dos treinos, e claro ter sempre bom senso nas atividades físicas realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário