sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Anabolismo x Catabolismo



O que é Catabolismo e Anabolismo?


Para o funcionamento do organismo é necessário à ocorrência de inúmeras reações bioquímicas em nível celular. O conjunto destas reações é definido como metabolismo.
Basicamente o metabolismo esta dividido em duas partes que contém objetivos e resultados opostos, o anabolismo e o catabolismo. 

As reações que acarretam o armazenamento de energia e construção de tecidos são conhecidas coletivamente como anabolismo.
Neste processo, moléculas mais complexas são sintetizadas a partir de moléculas menos complexas. Estas moléculas menos complexas recebem a denominação de substratos.
Um exemplo deste processo anabólico reside na síntese de proteínas dentro do tecido muscular a partir dos aminoácidos, e na formação de estoques de glicogênio por intermédio do agrupamento de moléculas de glicose. Isto ocorre, por exemplo, quando após uma sessão de treinamento temos a ingestão adequada de nutrientes. Principalmente carboidratos e proteínas, onde os carboidratos serão convertidos em glicose e parte desta armazenada como glicogênio, e as proteínas fornecerão os aminoácidos necessários à hipertrofia muscular.
O anabolismo demanda para sua ocorrência a oferta de energia e substratos necessários às suas reações, sendo responsável pelo crescimento, regeneração e manutenção dos diversos tecidos e órgãos presentes no organismo. 

Em um pólo diametralmente oposto temos o catabolismo, onde o organismo irá desmembrar moléculas mais complexas para assim obter as moléculas mais simples, e por intermédio disto aumentar a disponibilidade de nutrientes ao organismo.
Como exemplo de catabolismo, temos o processo de digestão dos alimentos, onde o organismo realiza o ""desmonte"" dos nutrientes presentes nos alimentos em moléculas mais simples que serão posteriormente usadas pelo metabolismo.
As proteínas presentes em uma refeição à base de carnes irão ser desmembradas em aminoácidos e estes serão lançadas à corrente sanguínea para serem utilizados pelo organismo.
O catabolismo também ocorre quando o organismo esta sem energia suficiente e busca obter esta por intermédio da destruição de seus próprios tecidos e reservas, acarretando a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia. 
Durante um treinamento para manter a oferta de energia necessária, o organismo estará utilizando o processo anteriormente descrito.
Devido a isto, dizemos que ninguém esta ""crescendo"" ou aumentando a sua performance durante uma sessão de treinamento, já que essa é essencialmente catabólica. 
A melhora virá nos períodos de descanso onde o organismo, caso tenha a oferta adequada de nutrientes, estará em anabolismo. 

Anabolismo e Catabolismo acontecem alternadamente no organismo, para aferirmos o resultado final destas reações teremos que analisar o balanço metabólico.
A diferença entre a quantidade total de anabolismo e a de catabolismo em um período de tempo determina o balanço metabólico: 

a) Caso a quantidade de anabolismo tenha sido maior do que a de catabolismo, teremos um balanço metabólico positivo. 

b) Caso a quantidade de catabolismo tenha sido maior do que a de anabolismo, teremos um balanço metabólico negativo. 

c) Caso a quantidade de anabolismo tenha sido igual à de catabolismo, teremos um balanço metabólico nulo. 

O catabolismo e anabolismo são regulados pelo sistema hormonal, onde alguns hormônios específicos atuam como sinalizadores e desencadeadores destes estados metabólicos. 
Dentre os principais hormônios catabólicos temos a adrenocorticotropina (ACTH) que ocasiona a secreção dos hormônios glucocorticóides, dentre os quais figura o tão conhecido cortisol.
Os principais hormônios anabólicos são o hormônio do crescimento (GH), a testosterona, a insulina e o IGF-1.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

[ESPECIAL] - Parabéns Erik!

Moderador fazendo aniversário? Então é dia de post pra ele! riairaiar

Nosso parceiro Erik, o homem que conheceu Frank Mcgrath esse ano e ficou com os olhos brilhando *-*



Esse manolo ai, que hoje está completando 20 aninhos!

A galera toda da NPNG te deseja tudo de bom, muitas gatas, dinheiros, boa genética e tudo mais!

Parabéns ai mano!

PEGA AEW TEU BOLO FDP



terça-feira, 8 de novembro de 2011

No brain, no gain





Introdução

    O treino mental é uma técnica utilizada para efetuar mudanças no comportamento e auxiliar o processo de aprendizagem. Ele corresponde à recapitulação cognitiva de uma habilidade física na ausência de movimentos físicos explícitos. É entendido como o pensar ou o imaginar certos aspectos da habilidade que se está aprendendo, sem envolvimento em qualquer movimento real.
    Outros termos que aparecem na literatura referente ao treino mental são: prática mental, imagem mental, treinamento mental, ensaio mental, visualização, ensaio visual de comportamento motor. A sua prática, no entanto, deve ser entendida e estruturada para possibilitar melhores resultados.
    Em termos gerais, a atuação do treino mental pode ser explicada a partir de duas hipóteses: as psicológicas e as fisiológicas (MARQUES; LOMÔNACO, 1992). Por hipóteses psicológicas entendem-se aquelas que buscam explicar a influência do treino mental recorrendo a fatores tais como motivação do sujeito, capacidade de imaginação ou atenção seletiva.
    Segundo a hipótese fisiológica, os efeitos do treino mental são atribuídos a fatores orgânicos tais como a estimulação subliminar da musculatura envolvida no movimento ou o despertar sensorial do organismo.
    Ainda sobre a explicação fisiológica, Franco (2000) afirmou que um movimento imaginado e exercitado mentalmente produz microcontrações e conseqüentemente uma melhora da coordenação neuromuscular – há um efeito fisiológico significativo, pois uma maior irrigação de sangue é constatada na musculatura envolvida. De acordo com Mackay (1981), as unidades musculares são preparadas para a ação durante o treino mental. A produção da atividade elétrica na musculatura envolvida num movimento, como resultado do imaginário do praticante de uma ação, sugere que, durante o treino mental, são ativados os trajetos neuromotores adequados envolvidos na ação. Essa ativação auxilia a aprendizagem de habilidades ajudando a estabelecer e a reforçar os padrões de coordenação adequados que precisam ser desenvolvidos.
    O suporte para essa hipótese é citado por Schmidt (1993). Segundo o autor, quando indivíduos imaginam um movimento, uma fraca atividade elétrica ocorre na musculatura participante do movimento real, embora a atividade eletromiográfica seja muito menor em tamanho do que aquela necessária para produzir a ação. O que o autor propôs é que, quando as pessoas se imaginam se movendo, um plano de ação é disparado pelo Sistema Nervoso Central para os músculos, proporcionando uma forma de treinamento na ausência de movimento real do corpo. Dessa maneira, a excitação do padrão neuromuscular pode ser iniciada pelo treino mental, mas sem o risco de interferência da fadiga, o que facilita o rendimento do aluno (RUSHALL; LIPPMAN, 1997).
    Os mecanismos fisiológicos que envolvem o treino mental no desempenho cognitivo foram investigados por Papadelis et al. (2007). O esforço mental dos sujeitos durante uma imagem mental foi avaliado usando-se medidas psicofisiológicas e particularmente a atividade de piscar o olho como uma medida indireta da atenção dos sujeitos. Um programa de simulação de vôo eletrônico, denominado Multiple Attribute Task Battery-MATB, foi usado para avaliar o desempenho. Vinte participantes voluntários foram divididos em dois grupos: grupo controle e grupo de treinamento mental. Desempenhos e parâmetros fisiológicos como freqüência cardíaca, taxa respiratória, atividade do olho e atividade muscular, foram registrados durante todas as sessões.
    Os resultados revelaram um nível de desempenho significativamente mais alto do grupo de treinamento mental em relação ao grupo controle. Verificou-se também a freqüência cardíaca e a respiratória significantemente aumentadas durante sessões de treino mental. Uma atividade eletromiográfica leve foi observada durante a imaginação do movimento. Os resultados do estudo apóiam à noção de que o treino mental melhora o desempenho motor em uma tarefa na qual a localização espaço-temporal e o controle dinâmico da ação são altamente requeridos.
    No estudo de Bulhões (1997), foram verificados os efeitos do treino mental no desempenho técnico do saque no tênis. As variáveis investigadas envolveram respostas psicofisiológicas como freqüência cardíaca (FC), ansiedade traço, ansiedade de estado e resposta galvânica de pele. Os participantes foram divididos em grupos de prática física e prática combinada (prática física combinada com relaxamento e treino mental). Participaram nove alunos de um curso de educação física, faixa etária 19 a 34 anos, sendo o grupo de prática combinada composto por cinco participantes que realizavam relaxamento, treino mental e a tarefa fisicamente e o grupo de prática física por quatro. Para a aferição das variáveis foi utilizada uma escala de critérios de valores, filmagens, questionário de ansiedade de traço-estado, monitor de FC marca polar modelosport tester e o aparelho de resposta galvânica do tipo relaxo-trainer. Todas as execuções do saque no pré-teste e pós-teste foram filmadas para avaliação técnica posterior. Dois tipos de comparações foram feitos: intra e intergrupos. A partir da discussão dos dados conclui-se que o grupo de prática combinada teve escores superiores aos do grupo de prática física em todas as variáveis analisadas, embora algumas não fossem significantes estatisticamente. Essas evidências denotam que a aplicação de um programa de treinamento mental pode ser de grande valor na aprendizagem do saque no tênis e que pode haver uma relação entre as respostas psicofisiológicas adequadas e um melhor desempenho motor.
    Com o objetivo de verificar os efeitos do treino mental sobre o controle postural de homens com idade média de 23 anos, Rodrigues et al. (2003) realizaram um experimento em que os participantes foram posicionados em uma plataforma de força e solicitados a realizar as seguintes tarefas: 1. manter a postura durante 20 segundos; 2. contar mentalmente de um a 15; 3. imaginar-se realizando o movimento plantar 15 vezes; 4. executar fisicamente o movimento imaginado por 15 vezes. Por meio de análise por cronometria, que se constitui na medição do tempo pelo cronômetro, verificou-se que o tempo gasto para simular o movimento não foi diferente daquele gasto para realizar o movimento fisicamente. Resultados diferenciados em relação à oscilação postural foram encontrados para os participantes que realizaram o treino mental utilizando a imaginação interna, ou seja, sentindo-se realizando o movimento, em comparação aos que realizaram o treino mental utilizando a imaginação externa, isto é, se vendo realizando o movimento.
    O estudo de Erfani e Erfanian (2004) teve como objetivo verificar os efeitos do treino mental em padrões de eletrencefalograma (EEG). Os resultados indicaram que o treino tem um efeito significante em padrões de EEG, aumentando o ritmo do córtex motor significantemente.. O cérebro humano pode simular ações motoras sem que o corpo possa executá-las fisicamente e há uma relação neuropsicológica entre imagem e execução de um movimento. Há evidência científica mostrando que o treino mental de uma ação é correlato a uma ativação subliminal do sistema motor.
    Os estudos citados discutem o papel dos métodos neurofisiológicos para avaliar a exatidão do treino mental. Esses métodos são baseados em gravações de índices periféricos tais como: sistema nervoso, atividade eletromiográfica, taxa cardíaca, taxa respiratória, movimento dos olhos, tempo de movimento. Fornecer sinais fisiológicos pode ser considerado uma aproximação objetiva para a análise do treino mental. Entretanto, embora resultados apontem para os efeitos fisiológicos do treino mental, avaliar unicamente esses aspectos pode parecer insuficiente para compreender o importante papel desse procedimento na aprendizagem. Dessa forma, entender o treino mental no papel ensino-aprendizagem pode abranger aspectos comportamentais importantes não explicados no contexto fisiológico.

Princípio do condicionamento respondente e treino mental

    Parte da explicação dos benefícios das imagens mentais pode também ser explicada através do princípio do condicionamento respondente da Psicologia comportamental (MARTIN, 2001). Segundo o autor, quando se imagina uma situação, está-se pareando as sensações à de uma ação real. A imagem provavelmente elicia seu sistema visual, de maneira a vivenciar o comportamento de “ver” a cena real. Isso é chamado de “visão condicionada”.
    Dessa forma, o treino mental deve envolver todos os sentidos normalmente utilizados ao se executar realmente a habilidade que está sendo treinada mentalmente. O comportamento encoberto (comportamento não observável) operante (controlado por suas conseqüências), por exemplo, de olhos fechados chutar uma bola imaginária, é semelhante, em termos de suas variáveis controladoras, ao comportamento de, publicamente, chutar uma bola (MARTIN, 2001). A prática encoberta é vista por muitas pessoas como uma ferramenta valiosa para melhorar o desempenho esportivo.
    Ainda segundo o mesmo autor, com relação às hipóteses psicológicas, vários benefícios são apontados: 
  1. um deles é a eliminação de distrações do ambiente, como outros alunos ou a torcida; 
  2. o aluno tem também menor probabilidade de ter pensamentos negativos que possam causar excesso de nervosismo e de tensão, que prejudicam o desempenho, ao realizar o treino mental; 
  3. durante o treino mental, o aluno tem mais chances de se concentrar no que vai fazer em vez de se preocupar com o que não fazer, o que é um dos componentes da autoconfiança; 
  4. esse treino pode também ajudar a diminuir preocupações a respeito de um desempenho inferior, preocupações com o que os outros vão dizer, que são fatores que afetam negativamente o desempenho do aluno; 
  5. pode auxiliar na melhoria do desempenho de uma habilidade ao motivar o aluno para a prática; 
  6. dar energia antes dos treinos; 
  7. auxiliar na aprendizagem das sensações das habilidades; 
  8. pode aumentar a probabilidade de executar uma habilidade corretamente, quando utilizado para visualizar e simular o ambiente competitivo; 
  9. auxiliar o aluno a desenvolver habilidades de autocontrole e de concentração.
    Ainda dando suporte à hipótese Paivio (1985) sugeriu que a utilização desse treino se traduz em freqüência, persistência e eficiência no desempenho motor.

Estratégias para melhor eficácia

    De acordo com as várias referências citadas acima, o treino mental oferece inúmeros benefícios à aprendizagem. A sua prática, no entanto, deve ser estruturada para possibilitar melhores resultados. Variáveis que influenciam o resultado do treino mental como: relaxamento, demonstração, posição corporal do praticante, tipo de instrução, devem ser examinadas.
Relaxamento
    Algumas recomendações são importantes para a efetividade do treinamento mental, uma delas é o relaxamento, que deve preceder o treino mental. A importância do relaxamento foi destacada por Souza e Scalon (2004). Os autores recomendam seu uso para que o aluno possa focalizar a sua atenção mais efetivamente para o treino mental.
    Martin (2001) também propôs que o primeiro passo para realizar o treino mental seja o relaxamento, pois a combinação do relaxamento com o treino mental é superior a qualquer um dos procedimentos utilizados separadamente. Se uma pessoa está ansiosa ou excitada, é difícil para ela imaginar todas as sensações vivenciadas ao se executar uma habilidade. Depois do processo de relaxamento, os alunos devem ser solicitados a sentir todos os aspectos daquela determinada habilidade, como se as tivessem executado a fim de vivenciar a imaginação operante.
Demonstração do movimento
    Estudos realizados por Warner e Mcneill (1988) investigaram uma combinação de treino mental precedente de uma demonstração do movimento, treino físico e uso do relaxamento antes da imaginação. Há evidências de que o treino mental associado aos procedimentos de demonstração do movimento e de relaxamento pode aumentar a aquisição de habilidades motoras. Em algumas situações, foi achado que o treinamento mental pode ser tão benéfico quanto o treinamento real e que é mais benéfico nenhum treinamento em habilidades motoras para pessoas com inaptidões para aprender.
Posição corporal do praticante
    Outro aspecto importante, diz respeito à posição corporal do praticante para a execução do treinamento mental. Segundo Souza e Scalon (2004), para a realização do treino mental poderá haver três posições: deitada, sentada e em pé. Na posição deitada, o atleta fica mais acomodado, sendo recomendada a posição deitada em decúbito dorsal ou frontal ou, se preferir, na posição lateral. A posição sentada pode facilitar para que a execução da técnica acontecesse uns momentos antes de entrar em quadra, por exemplo. A posição em pé permite ao praticante efetuar o treinamento mental dentro da competição, uns instantes antes que o atleta executasse uma ação de grande responsabilidade. Segundo os autores, essas são as posições corporais que têm sido citadas pela literatura; porém, não vêm sendo realizadas investigações científicas que possam determinar as possíveis vantagens de uma das posições em relação às demais.
Tipo de instrução
    Os tipos de treino mental dizem respeito à maneira da sua realização, ou seja, como ele será proposto e conduzido pelo professor, técnico ou terapeuta. Ele pode ser realizado por meio da simples instrução, para que o aluno visualize o movimento que irá executar, denominado treino mental externo. Ele também pode ser realizado pela visualização de um movimento já executado acompanhado da percepção das sensações corporais que o movimento proporcionou, denominado treino mental interno. E outra maneira bastante utilizada é o treino mental por roteiro que contém instruções verbais relativas ao movimento que deverá ser lido pelo professor e visualizado pelo aluno.

Considerações finais

    Além das recomendações referidas no estudo, há outras citadas com menor ênfase pela literatura, são elas: imaginar os movimentos ou as tarefas de forma real para conseguir uma imagem clara; focalizar a atenção em uma execução perfeita; realizar o treino mental através de diferentes estratégias utilizadas no decorrer de um jogo; usar todas as modalidades sensoriais: visão, olfato, audição, tato e degustação e; praticar o treino dentro de bases realistas, isto é, adaptado aos níveis do rendimento do aluno.
    O treino mental é uma variável importante na aprendizagem e desempenho de habilidades motoras. Portanto ele deve ser estruturado considerando todas as suas possibilidades de utilização, visando o melhor aproveitamento dessa estratégia. Futuros estudos podem investigar como os diferentes tipos de utilização do treino mental podem contribuir para uma melhor eficácia do procedimento.

MOTIVAÇÃO!



"VOCÊ PENSA, CALCULA, MONTA E PREPARA O LOCAL DE EXECUÇÃO, QUANDO TUDO ESTÁ PRONTO SE CONCENTRA PARA QUE CONSIGA CUMPRIR ATÉ A EXAUSTÃO O GESTO, NO DESENROLAR DO MOVIMENTO PERCEBE QUE A CADA ETAPA A FALÊNCIA DO MÚSCULO É EMINENTE E AO FINAL UM AR EXPELIDO EM FORMA DE GRITO, ENCERRA A FORÇA DEMASIADA PORÉM NECESSÁRIA PARA CUMPRIR O MOVIMENTO, QUE ENCHE DE SANGUE O MÚSCULO SOLICITADO COMO SE FOSSE EXPLODIR, A TONTURA É INEVITÁVEL E ATÉ SUA VOZ SE ALTERA, PASSADO O MOMENTO DE SOFRIMENTO LÁ ESTÁ VOCÊ COMPLETAMENTE SEDENTO POR REPETIR TUDO DE NOVO..." 

“Nunca se satisfaça com seu desenvolvimento, aprenda a amar o desafio e procure sempre estar faminto”. 

"EEF EET JIGGULS IT IS ZEE FAT!" 

"Tudo pode naquele que me fortalece" 

"A vida consiste em sempre estar faminto. O significado da vida nao é simplesmente existir, mas seguir em frente, subir, alcançar, conquistar." 

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, nada temerei.. pois o senhor está comigo." 

"Por que estou aqui? Por que não estou na cama, como todo mundo? Por que faço isso ... todo dia? Pra que tanto treino, tanto cansaco, tanta dor? Quer saber? Porque é assim que me sinto vivo. Porque sei que depois daqui estou preparado para tudo. Desperto e atento como um animal. Agora ainda está escuro...Tudo em silêncio. E eu já estou pronto para a próxima jornada, Você já se sentiu assim?" 

"Estou convencido que a leitura extensa de vários assuntos é talvez a segunda mais valiosa parte da educação, mas não significa que devas acreditar em tudo aquilo que tu lês. A parte mais valiosa da educação, é, claro está, a experiência (Arthur Jones)" 

"Não venho desafiar ninguém... Só a mim. Ser hoje melhor que ontem, isso sim é um desafio de verdade. Por isso vale à pena suar, ir para o sacrifício. O problema é que, todo dia, no final do treino, mesmo tendo vencido, sei que amanhã vou querer ser melhor do que fui hoje." 

"Pessoas normais são felizes com vidas normais. Eu era diferente. Eu sentia que existia mais na vida do que se arrastar em um dia depois do outro. Eu era mais rigoroso que muitos dos meus amigos porque eu queria mais, eu exigia mais. Eu era mais faminto por sucesso do que qualquer pessoa que conhecia"  - Arnold Schwarzenegger
"The iron never lies to you.You can walk outside and listen to all kinds of talk, get told that you're a god or a total bastard. The iron will always kick you the real deal.The iron is the great reference point, the all-knowing perspective giver.Always there like a beacon in the pitch black.I have found the iron to be my greatest friend. It never freaks out on me, never runs. Friends may come and go. But two hundred pounds is always two hundres pounds" 

"Todos me criticam por ser diferente, mais rio deles por serem todos iguais, e loucos como eu vivem pouco, mais vivem como querem pois não me importa se não houver o amanhã, me deram a vida e não a eternidade.." 

"É simplesmente impossível construir tamanho ou força muscular executando apenas o que você já é capaz de realizar facilmente; constantemente, você deverá tentar o momentaneamente impossível"

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Qual A Importância Das Frutas Na Nossa Alimentação?




 As frutas além de serem deliciosas ainda exercem papéis importantíssimos no nosso organismo, pois são fontes de água, fibras (celulose), diversas vitaminas, sais minerais, frutose ou levulose (que são os açucares naturais das frutas), carboidratos, gorduras e proteínas, de uma maneira bem equilibrada, sendo que a maioria das frutas são de baixas calorias e com preços acessíveis as mais variadas classes econômicas, além de sabores e aromas deliciosos.
            Saiba um pouco mais de algumas frutas encontradas no Brasil.

Abacate: O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na alimentação de pessoas que apresentam problemas digestivos. 

Abacaxi: O abacaxi é rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes.

Acerola: A acerola é muito conhecida por causa do seu grande teor de ácido ascórbico, ou seja, vitamina, com apenas dois frutos as necessidades diárias de vitamina C são sanadas. É importante ressaltar que quanto mais verde a fruta estiver mais vitamina C terá e ainda, dependendo da época da colheita essa pode sofrer alteração na quantidade de vitamina C. Além dessa, a acerola ainda contém vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro.

Banana: A banana é composta de 75% de água e 25% de matéria seca. É fonte de vitaminas A, C, B1, B2, carboidratos, fibras, sais minerais, potássio. Possui baixo teor de gorduras. É a fruta mais consumida no Brasil e no Mundo, sendo um alimento energético bastante apreciado por atletas.
Caju: Rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores.

Caqui: É uma fruta bastante doce e que apresenta grandes quantidades de água em seu interior. A fruta possui um alto valor calórico se comparado com outras: 100 g possuem cerca de 65 cal, é bastante utilizada no cardápio de esportistas. Além disso, é rico em vitaminas A e C, possui cálcio, ferro, proteínas e é considerado alcalinizante e antioxidante.

Castanha do Pará: Possui alto valor protéico e calórico além de ser rica em selênio, substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireóide.

Coco: Apesar de existirem inúmeras espécies de coco, a mais conhecida é o coco-da-baía. Esse é rico em proteínas, gorduras, calorias, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras. Como benefício ao organismo atua como adstringente para as hemorróidas, como diurético e ainda é indicado em situações de diarréia, vômitos, câimbras, dor de cabeça, problema cardíaco, pressão alta e desidratação. Também hidrata a pele, diminui o colesterol, combate a verminose, controla a pressão arterial, repõe energia, depura o sangue, diminui febre e auxilia no tratamento de úlcera estomacal.
Goiaba: Possui alto valor nutritivo, pois apresentam grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes. A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização  e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Deve somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou por pessoas que apresenta problemas de intestino preso.

Jabuticaba: Rica em ferro, também contém em menores quantidades, cálcio, fósforo e vitamina C, que dá resistência ao organismo contra infecções. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B, que possuem a função de evitar problemas de pele, reumatismo e queda de cabelo.

Jaca: O fruto chega a pesar até 15 Kg. É rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B.

Laranja: sua ação é fortalecedora no sistema imunológico e ainda pela sua grande quantidade de vitaminas A, B, C e ainda cálcio, fósforo, fibras, flavonóides, óleos e ferro. É bastante consumida por crianças, por pessoas com problemas digestivos e intestinais e ainda melhora a condição de diabéticos e enfermos de gota. É importante consumir a laranja logo após cortada, pois a vitamina C se oxida facilmente e perde suas propriedades.

Maça: O consumo de uma maçã por dia previne e mantém a taxa de colesterol. É eficaz para o emagrecimento, devido à presença de pectina, que atua dificultando a absorção das gorduras e da glicose. A maçã é rica em fibras, vitaminas B1, B2 e sais minerais (fósforo e ferro). Auxilia o bom funcionamento intestinal, contém propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais. Combate os radicais livres por conter flavanóides, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Mamão: O mamão pode ser consumido in natura, sob forma de doces, sucos e saladas. É rico em nutrientes. Contém grandes quantidades de sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, vitaminas A e C.

Manga: A fruta pode ser degustada in natura, pois é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conter uma grande quantidade de ferro é bastante indicada para tratamentos de anemia. É uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É contabilizado hoje um número entre 500 e 1000 variedades.

Maracujá: As propriedades calmantes presentes no maracujá deve-se às substâncias alcalóides e bioflavonóides que atuam deprimindo o sistema nervoso central. O maracujá possui alto valor nutritivo, como vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais.

Melancia: O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água. A casca é verde e lustrosa, com estrias verde-escuro no sentido do comprimento. Além do alto teor de água, a fruta contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Morango: O morango é um fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido, contém várias substâncias essenciais para o organismo, como o potássio, o sódio e o cloro, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento da musculatura cardíaca. É rico em vitamina C, que ajuda a prevenir gripes, proporciona resistência ao organismo contra infecções, auxilia na cicatrização de feridas e na absorção do ferro. Possui também em quantidades menores, vitamina B5 (Niacina) e ferro. A niacina evita problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso. O ferro, por sua vez é um mineral que participa da formação do sangue.

Pêra: Possuem também em quantidades menores, vitamina B5 (Niacina) e ferro. A niacina evita problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso. O ferro, por sua vez é um mineral que participa da formação do sangue. A pêra é pouco calórica (aproximadamente 53 calorias a cada 100gr) e bastante utilizada em dietas, pois além do valor calórico é facilmente absorvida pelo organismo. Pela sua composição nutricional, a pêra pode ser utilizada em tratamentos cardíacos, prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.

Pêssego: Quando está fresco é a fruta que menos possui caloria (35 cal) sendo muito recomendada em dietas ou para quem deseja manter o peso. Além de beneficiar o organismo em relação a pouca caloria, o pêssego possui vitamina A, C, D, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Pelos nutrientes que possui, beneficia o intestino, evita problemas na pele, no aparelho digestivo, no sistema nervoso, reumatismos, reduz o colesterol do sangue e outros.

Uva: As uvas proporcionam um grande beneficio à saúde. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.
            

Por isso faça a sua parte escolha as frutas de sua preferência e se delicie e experimente aquelas que você ainda não saboreou. E lembre-se prefira as frutas da estação, pois essas possuem maiores quantidades de vitaminas e um menor custo. Bom apetite!

A importância da água para o corpo humano

Você já bebeu água hoje? 





A saúde e o funcionamento do nosso corpo dependem da quantidade de água que ingerimos, por isso beba bastante água.

A água corporal é maior e mais simples componente do organismo, o percentual varia entre indivíduos, de acordo com idade, sexo, massa muscular e tecido adiposo (armazenamento de gordura). A água corporal diminui com a idade e é maior em atletas.

 Fatores que interferem na quantidade de água corporal:

Idade – Em recém-nascido o percentual é em média 80%, no adulto (20 – 40 anos) cerca de 60%, com o envelhecimento esse percentual diminui < 58%, essa perda se dar pela diminuição da massa magra, sendo um risco para desidratação, por conter pouca água no organismo.

Composição corporal – massa magra x tecido adiposo. Quanto mais tecido muscular maior a quantidade de água no organismo, ocorrendo o inverso com o tecido adiposo, mais tecido adiposo, menos água no organismo.

Órgãos corporais – a porcentagem varia de acordo com os diferentes tecidos corporais. As células dos músculos e vísceras tem a mais alta concentração de água e as células dos ossos a mais baixa.

A distribuição da água corporal é em média de 70% do peso corporal, distribuída da seguinte forma: no liquido extracelular (fora da célula) cerca de 20% (plasma, urina, etc) e no liquido intracelular (dentro da célula) aproximadamente 50%. 

Necessidade de água

A quantidade de água perdida nas 24hs deve ser reposta ao longo do dia para manter a saúde e o funcionamento do organismo.

O adulto necessita em média de 1ml de água/Kcal/dia ou 35ml/kg e em crianças 50-60 ml/kg. Para os atletas a necessidade de água deve ser calculada individualizada.A hidratação correta no esporte é aquela que fornece reposição hídrica antes, durante e depois dos exercícios físicos em quantidades adequadas.

De acordo com o American College of Sports Medicine, a quantidade de líquidos recomendada durante e após um exercício físico são:

Antes do exercício: 500ml de líquidos nas duas horas que antecedem um exercício.
Durante o exercício: ingerir em intervalos regulares, com o objetivo de repor toda a água perdida através do suor.

Recomenda-se o consumo de líquidos com quantidade adequadas de carboidratos e eletrólitos (isotônicos) para eventos com duração maior que 1 hora.

Os líquidos devem ser ingeridos em temperatura menor que do ambiente (entre 15 a 22ºC). 

Benefícios da água

  • A água transporta nutrientes pelo organismo e os produtos resultantes do metabolismo
  • É um importante lubrificante nas articulações
  • Regula a temperatura do nosso corpo
É essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção.
Quando fala-se em água, pensamos logo no líquido, porém a água pode ser obtida de diversas fontes. A maior parte 60% é proveniente dos líquidos, incluindo a água (H2O), os alimentos contribuem com quantidades variadas de água, algumas frutas e hortaliças têm grande percentual de água (melancia, melão, chuchu, abobrinha...). Uma pequena quantidade de água é obtida através da água do metabolismo, produzida durante as reações químicas de produção de energia.
Achamos que a água é um bem essencial e necessário a nossa saúde, por isso, adaptamos a pirâmide alimentar a uma nova versão, incluindo água e atividade física, por entendermos que a alimentação, a água e a atividade física estão relacionadas a um estilo de vida saudável.
A necessidade de água varia ao longo do dia, em decorrência da alimentação, atividade física e temperatura ambiente.
Perdas de água 
Os principais mecanismos da excreção da água são: pela urina, pelo pele (suor), como vapor d’água expirada e pelas fezes.
Em temperatura normal a perda de água diária é em média de 2300mm, já em ambiente quente e em exercício intenso e prolongado essa perda sobe para 3300mm e 6600mm, respectivamente.
Na atividade física as perdas de água ocorrem através do aumento da temperatura corporal e pela respiração.
A sede não é um bom indicador para a necessidade de ingestão de líquidos, quando perceptível já ocorreu um déficit de aproximadamente 2% de perda de peso total.
A perda de água corporal através do suor, maior que 5% do peso corporal estão associadas a fadiga e coloca o atleta em risco, assim como a ingestão insuficiente de água pode levar a desidratação. Quanto maior a desidratação, menor o fluxo sanguíneo.
Dicas de hidratação
  • Não espere sentir sede, beba água a vontade
  • Praticante de atividade física redobre os cuidados com a hidratação
  • Monitore seu peso e a cor da urina (normal= amarelo claro) antes e depois da atividade física. Esse cuidado ajuda a identificar se está bem hidratado.
  • Procure um profissional qualificado (nutricionista e/ou preparador físico) para indicar a quantidade de água necessária para cada tipo de exercício.
Lembre-se água é vida.

sábado, 5 de novembro de 2011

Musculação na Adolescência




A adolescência é um momento de muita transformação. Muda-se o jeito de pensar, de vestir e de se relacionar com o mundo. Junte-se a isso a revolução hormonal que ocorre no organismo. É nessa fase que os pré-adolescentes questionam a própria imagem. Esse é um dos principais fatores que fazem com que os jovens, meninos ou meninas, queiram frequentar uma academia de ginástica para desenvolver um corpo mais “sarado”.
Atividade física é sempre bem-vinda, mas a musculação ainda é um tema polêmico entre os especialistas. Como saber qual a idade ideal para começar a malhar pesado? Essa atividade é a mais recomendada para definir os músculos do adolescente?
Alguns profissionais da medicina afirmam que não existe idade para começar uma atividade física, desde que seja praticada com moderação e sob orientação de pessoal qualificado.
“É difícil uma criança querer frequentar uma academia de ginástica, mas, se for sua opção, ela deve ter um trabalho diferenciado para criar resistência muscular, jamais com finalidade estética”, diz a dra. Beatriz Perondi, médica do esporte e pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Isso porque os pré-adolescentes têm interesse por atividades menos monótonas.
Para o dr. Nei Botter Montenegro, médico da Clínica de Especialidades Pediátricas do HIAE, o melhor é investir em outras atividades no lugar da musculação. “O ideal é que essa modalidade seja praticada depois dos 14 anos pelas meninas e dos 16 pelos meninos, após o fechamento das placas de crescimento associadas aos tendões musculares; antes disso, a criança e o adolescente estão com o aparelho músculo-esquelético ainda imaturo para esse tipo de esforço.
“A musculação é uma atividade que tem movimentos bruscos e repetitivos, podendo ser substituída por exercícios associados ao próprio peso corporal e aeróbicos”, alerta.
O ideal é que essa modalidade seja praticada depois dos 14 anos pelas meninas e dos 16 pelos meninos.

Quando dizer sim

Dos 10 aos 15 anos, o pré-adolescente está em crescimento acelerado. Por isso, muitos cuidados devem ser tomados. “Na musculação, é alto o risco de comprometer a cartilagem, que faz a ligação dos ossos com os músculos, pois a repetição de exercícios com peso podem ocasionar um processo inflamatório que interfere na cartilagem de crescimento (osteocondrite).”, alerta o dr. Botter.
É difícil uma criança querer frequentar uma academia de ginástica, mas, se for sua opção, ela deve ter um trabalho diferenciado para criar resistência muscular, jamais com finalidade estética
Devido a esse fator, a prática só é indicada depois da puberdade, ou seja, quando os hormônios se estabilizam e o adolescente ganha uma força muscular muito maior. A partir desse momento, o tônus muscular – tensão elástica do músculo em repouso – fica mais forte, o que diminui a possibilidade de lesões durante a atividade.
“A musculação melhora o condicionamento físico e cardiopulmonar, estimula a circulação sanguínea e o desenvolvimento motor, proporciona musculatura mais saudável, além de corrigir a postura, caso seja necessário. Durante a puberdade, pode ser realizado um trabalho de resistência muscular com cargas baixas e sem movimentos repetitivos, procurando sempre atividades lúdicas e sem monotonia”, diz a dra. Beatriz.
Se a atividade for indicada como forma de tratamento para alguma lesão, o foco deve se limitar ao músculo lesado. Se não for, o objetivo deve ser apenas condicionamento físico. A musculação também é recomendada para jovens obesos que perderam muito peso ou aqueles que emagreceram durante o crescimento e ficaram com a pele flácida.

O que fazer

A questão é: praticar ou não a musculação? A resposta é: usar o bom senso. O primeiro passo antes de dar início a qualquer atividade física é verificar se a criança está saudável e se há doenças congênitas na família. Se houver, o ideal é fazer exames específicos ou até mesmo um checkup.
Os especialistas do Einstein recomendam o que deve ser feito antes e durante a prática de musculação:
  • Condicionamento físico prévio. Se for a primeira atividade física da criança, deve ser feito um trabalho aeróbico;
  • Aquecimento e alongamento antes de qualquer atividade;
  • Treino planejado de acordo com a idade, a altura e o peso da criança;
  • Cuidado com o material utilizado. Se crianças quiserem praticar a atividade, a melhor opção é realizar exercícios com elástico, bolas e saltos para movimentar as pernas;
  • Frequência: até três vezes por semana, com duração de, no máximo, 1 hora;
  • Série com cargas baixas;
  • Cuidados recobrados com a hidratação e a alimentação da criança.
Vale lembrar que, como em outras atividades físicas, a musculação, se praticada de forma exagerada, pode ocasionar uma fratura por estresse, causada pela excessiva repetição do movimento com sobrecarga, gerando desgaste ósseo.
Outro alerta: a musculação não deve ser praticada apenas para conquistar um corpo bonito, mas também para adquirir resistência muscular e, conseqüentemente, o fortalecimento geral.